Muitos investidores contam com o pagamento dos alugueis para ter uma boa renda extra e se você é proprietário de um imóvel desocupado, o mercado de locação é uma ótima oportunidade para você ganhar mais dinheiro!
Veja a seguir alguns fatores importantes antes de você começar a alugar a sua propriedade:
Calculando o preço
Faça uma pesquisa de valores cobrados na região em imóveis parecidos com o seu. Isso irá te dar uma boa base de valores para no mercado com um preço competitivo e atrativo.
Localização, área privada, condição da propriedade e também áreas comuns do condomínio, caso tenha, são fatores que vão influenciar o preço do aluguel.
Outra causa de variações nos valores é o próprio mercado imobiliário. Se o mesmo estiver frio ou quente, o preço para compra e locação podem flutuar.
Para não perder dinheiro, conte com um profissional do ramo para lhe ajudar a avaliar o imóvel e te ajudar a definir o valor a ser cobrado.
Divulgação do imóvel
Agora que você já decidiu quanto irá cobrar, é preciso divulgar que seu imóvel está disponível para locação.
Existem uma gama consideração de imobiliárias e portais imobiliários que podem te ajudar com isso. Atualmente, é possível anunciar imóveis até mesmo em grupo do Facebook.
Ter boas fotos e um texto bem estrutura é o começo para se ter um bom anuncio. Lembre-se de tirar fotos bem iluminadas e seja específico na descrição.
Contratar o serviço de uma imobiliária ou de um corretor autônomo é uma forma de garantir certa segurança durante todo o processo.
Contrato e documentos
Para alugar o seu imóvel com segurança é preciso elaborar um bom contrato. Toda negociação deve ser documentada, assinada e validada em cartório.
O contrato de locação deve conter: dados pessoais dos envolvidos, os valores devidos, o tempo de vigência, penalidades em caso de inadimplência e responsabilidades de ambas as partes.
Veja aqui detalhadamente os principais pontos de um contrato de locação.
Entre os documentos necessário, o proprietário tem que ter em mãos o comprovante da propriedade ou domínio do imóvel, além de RG e CPF.
No caso de pessoa jurídica, é necessário ter também o contrato social da empresa e o número do Cadastro Geral de Contribuintes (CGC), além do comprovante da propriedade ou domínio do imóvel.
Garantia de locação
Existem três sistemas utilizados para garantir um contrato de locação: fiança, seguro fiança e caução.
Para a fiança, o inquilino precisa apresentar um fiador, ou seja, uma pessoa que se responsabiliza pelos encargos do aluguel.
Enquanto que no seguro fiança, o inquilino procura uma companhia seguradora para contratar o serviço de seguro.
Já no modelo de caução é utilizado bens ou dinheiro como garantia. No caso do dinheiro, um valor é depositado em forma de caderneta de poupança e no fim do contrato, se não houver dívidas, este valor é devolvido ao inquilino.
Vale ressaltar que este valor não pode ultrapassar o equivalente a três meses do aluguel.
Deveres e direitos do proprietário
Todos os deveres e direitos do proprietário deve constar no contrato de forma clara e detalhada.
Entre os principais pontos estão: entregar o imóvel em condições de uso, fornecer comprovantes de pagamento do aluguel, pagar despesas extraordinárias do condomínio (como reformas no prédio e fundo de reserva) e pagar o IPTU e taxas referentes a seguros complementares.
Conheça as dicas da Paulo Roberto Leardi de gestão de propriedade para investidores e também o que mudou nos contratos de locação comercial durante a pandemia.
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail