Conhecida como, Hollywood paulistana, o bairro de Vila Leopoldina fica situada na zona leste de São Paulo, próximo aos bairros Alto de Pinheiros, Alto da Lapa e Jaguaré.
Recebe esse nome por conta dos grandes galpões industriais, que com o crescimento da região foram esvaziados e agora abrigam várias produtoras de cinema e televisão. Entre as mais renomadas, está a O2 Filmes, responsável pelo aclamado “Cidade de Deus”.
Por conta de todo esse clima hollywoodiano, o bairro oferece também diversos espaços de mostras de produções audiovisuais, como o Galpão VB. Sede da Associação Cultural Videobrasil, o espaço é utilizado para expor toda a coleção de vídeos obtida pela associação durante mais de três décadas.
Hoje em dia, como resultado de uma rápida expansão imobiliária, a Vila Leopoldina vem se modernizando e agradando famílias de diferentes gostos e estilos. Agora contando com diversos edifícios de apartamentos modernos, diversas opções de lazer, e uma boa localização, o bairro vem se tornando uma das regiões mais importantes da capital paulista.
O Parque Villa-Lobos, um dos maiores cartões postais da cidade e excelente ponto de encontro e lazer, fica a apenas 8 km (6 minutos) da região.
Aqui, fica localizado o Museu do Relógio. O espaço começou expondo a coleção de António Tavares de Almeida, o fundador do Museu e hoje tem em seu acervo os mais diversos exemplares de relógios, alguns superluxuosos, outros muito inusitados como um relógio que é também uma cafeteira. Vale a pena a visita!
O bairro hoje abriga também a CEAGESP, uma das principais estatais brasileiras de abastecimento. Vinculada ao Ministério da Economia, a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo foi fundamental para o desenvolvimento da região, representando um forte elo na cadeia de abastecimento de produtos hortifrutigranjeiros, gerando milhares de empregos.
Com sua excelente infraestrutura de serviços, o bairro costuma atender bem as grandes famílias. É cercada também por boas escolas e pela Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores do país.
Outro ponto positivo é a locomoção e acessibilidade do bairro. A região está localizada próxima às principais avenidas da cidade de São Paulo, as marginais Pinheiros e Tietê, ajudando na facilidade e velocidade de locomoção para muitos pontos da cidade.
Já no transporte público, o bairro possui duas estações de trem da CPTM: a Estação Imperatriz Leopoldina que pertence à linha 8 Diamante e a Estação Ceasa que pertence à linha 9 Esmeralda. Além disso, entre as principais vias do bairro, está a Avenida Dr. Gastão Vidigal, que se estende por Pinheiros e alcança a Avenida Brigadeiro Faria de Lima.
O quesito segurança ainda precisa de muitas melhorias na maioria dos bairros do Brasil. E na Vila Leopoldina não é diferente. Apesar do baixo índice de criminalidade, a região ainda não possui um plano moderno de segurança pessoal e patrimonial. Mas é importante ressaltar que, os Projetos de Intervenção Urbana (PIUs), originados a partir do Plano Diretor do Município de São Paulo, têm apresentado efeitos bastante positivos para o local. Permitindo que empresas proponham projetos de melhorias urbanas, eles geram benefícios e aumentando a segurança do bairro.
Gostaríamos de parabenizar mais uma vez nossa franqueada Vila Leopoldina, por realizar inúmeros sonhos da casa própria e contribuir com o crescimento de uma região tão maravilhosa!
Gostou da matéria? Nos conte lá no Instagram. @paulorobertoleardi
Cadastre-se e receba novos imóveis direto na sua caixa de e-mail