Compra e venda de imóveis pelo telefone. Uma rotina corriqueira para tantos profissionais na área, não é mesmo?
No entanto, apesar de simples, existe uma série de recursos utilizados para dar aquela turbinada nas vendas pelo telefone, que vão desde a postura do corretor a palavras chaves negativas que devem ser evitadas na hora da venda.
Acompanhe abaixo cinco dicas fundamentais para turbinar suas vendas pelo telefone.
1-Apresente-se de forma profissional
Uma venda não pode estar aberta para amadorismos, por isso, apresente-se formalmente, dizendo seu nome e seu sobrenome, afinal, existem vários Marcos e Marias Brasil afora, não é mesmo? Isso ajuda a dar credibilidade e a fixar na memória do cliente sua identidade.
2. Especule com sutileza
Entre uma informação ou outra durante a descrição do imóvel, faça perguntas discretas que estimulem o cliente a falar quais são suas verdadeiras necessidades. Tente captar, nesse momento, o que ele deseja e o que de fato procura em um imóvel.
3. Torne a conversa agradável
Sorria enquanto conversa com o cliente ao telefone e procure agradá-lo de forma espontânea. Afinal, como consumidores, ao comprar qualquer produto, também percebemos quando uma venda está bem intencionada ou não. Se interesse pela vida do cliente, como também de sua família, para oferecer uma solução com o máximo de conforto e praticidade.
4- Substitua palavras negativas
Se você ligar para o cliente já abordando um “Alô, pode falar?”, as chances de ele dizer um “não” serão altas, afinal, ele já visualiza um vendedor falando durante horas. Ao invés disso, que tal um “Olá, seu Joaquim, meu nome é Rafael de Silva, sou da Imobiliária dos Santos, bom dia”. Seja sempre natural no contato com os clientes.
5- Nunca diga “tem interesse?”
Não diga “você tem interesse”, afinal, a resposta poderá ser negativa. Tente mostrar ao máximo as qualidades do imóvel para o cliente, as facilidades da compra, os fatores positivos do negócio. Se você, corretor, logo no início da ligação soltar um “você tem interesse”, as chances de gerar um desinteresse no cliente serão altas.
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